6 de março de 2011

RESENHA: O Morro dos Ventos Uivantes

Editora: Lua de Papel
Autor: Emily Brontë
Número de Páginas: 292

Acredito que a maioria das pessoa já tenha ouvido falar desde livro, ou das adaptações da obra para o cinema. O único livro da escritora Emily Brontë (que na época oúblicou p livro com um nome masculino, devido ao preconceito existente).

Sinopse: Na fazenda chamada Morro dos Ventos Uivantes nasce uma paixão devastadora entre Heathcliff e Catherine, amigos de infância e cruelmente separados pelo destino. Mas a união do casal é mais forte do que qualquer tormenta: um amor proibido que deixará rastros de ira e vingança. "Meu amor por Heathcliff é como uma rocha eterna. Eu sou Heathcliff", diz a apaixonada Cathy. O único romance escrito por Emily Brontë e uma das histórias de amor mais belas de todos os tempos, O morro dos ventos uivantes é um clássico da literatura inglesa e tornou-se o livro favorito de milhares de pessoas.

O livro conta a estória de "amor" entre  Heathcliff e Catherine, que são amigos de infância. Mais do que amigos, foram criados juntos desde que o pai de Cath encontrou Heathcliff (ainda criança) em uma de suas viagens e o levou para casa, a fim de criá-lo como mais um de seus filhos. No entanto, somente Cath o aceitou e o amou, mas seu irmão Hindley o humilhava e o ridicularizava diante de todos, dizendo que o "cigano" deveria ser tratado como um animal.
Com o pasar dos anos Heathcliff e Catherine se apixonam, mas por circunstâncias do destino acabam se separando e ela se casa com Edgar Linton (que tem uma certa posição social, ao contrário de Heathcliff). E pouco tempo depois, Heathcliff volta com sede de vingança por todos. E seu amor por Cath se torna ainda mais doentio. Com o desenrolar da trama o leitor fica em dúvida quanto ao real sentimento entre o casal, devido ao ódio e rancor alimentados por ambos.
A história, no livro (ao contrários dos filmes) é contado pela governanta Nany à um visitante.
*****
Quanto às adaptações no cinema, eu conheço QUATRO versões:

1939 - Catherine "Cathy Linton" (Merle Oberon); Heathcliff (Laurence Oliver).


1992 - Catherine (Juliette Binoche); Heathcliff (Ralph Fiennes).

2003 - Versão moderna da MTV - Catherine (Christensen); Heath (Vogel).

2009 - A versão mais recente - Catherine (Charlotte Riley); Heathcliff (Tom Hardy).
****


Bem.. minhas considerações finais:
Confesso que me interessei pelo livro quando li Crepúsculo, pois o casal Bella e Edward falaram sobre ele.... e confesso também que me decepcionei com a estória. na verdade eu esperava mais romantismo da trama (o que, naturalmente, não encontrei! ¬¬). O livro é mais baseado em ódio, egoísmo, vingança e principalmente loucura. Então, se você espera algo romântico e meloso: NÃO LEIA!..... Mas se for um leitor de primeira, como eu, e topar tudo: VAI FUNDO! Porque afinal de contas, todo o tipo de leitura é válido!!
***

Classificação:




***Bjunhuuuusssssss! ;P

Nenhum comentário

Postar um comentário

Deixe sua opinião ou sugestão e faça uma blogueira feliz! :)