21 de novembro de 2011

RESENHA: O Diário de Suzana Para Nocolas

Editora: Arqueiro (Cortesia)
Autor(a): James Patterson
Número de Páginas: 224

Sinopse: Depois de quase um ano juntos, o poeta Matt Harrison acaba de romper com Katie Wilkinson. A jovem editora, que não tinha qualquer dúvida quanto ao amor que os unia, não consegue entender como um relacionamento tão perfeito pôde acabar tão de repente. Mas tudo está prestes a ser explicado. No dia seguinte ao rompimento, Katie encontra um pacote deixado por Matt na porta de sua casa. Dentro dele, um pequeno volume encadernado traz na capa cinco palavras, escritas com uma caligrafia que ela não reconhece: “Diário de Suzana para Nicolas”. Ao folhear aquelas páginas, Katie logo descobre que Suzana é uma jovem médica que, depois de sofrer um infarto, decidiu deixar para trás a correria de Boston e se mudar para um chalé na pacata ilha de Martha’s Vineyard. Foi lá que conheceu Matt. E lá nasceu o filho deles, Nicolas. Por que Matt teria lhe deixado aquele diário? Agora, confusa e sofrendo pelo fim do relacionamento, é nas palavras de outra mulher que Katie buscará as respostas para sua vida. O diário de Suzana para Nicolas é uma história de amor que se constrói ao virar de cada página. Cada revelação é mais uma nuance sobre seus personagens. Cada descoberta é um fio a mais a ligar vidas que o destino entrelaçou. 

Olá galerinha!!!!!
Como eu disse na última caixa de correio, hoje é dia de resenha.... de resenha emocionante!! *-*
Confesso que, a princípio, não havia me interessado por esse livro, mas quando o recebi e li a sinopse, sabia que tinha que lê-lo o mais rápido possível! FOI A MELHOR COISA QUE EU FIZ!
"Os barcos tão esperados

chegam vazios ou afundam nas profundezas.

 E os olhos primeiro perdem as lágrimas

e depois o sono."

Katie trabalha como editora de livros e ama o que faz.... principalmente porque foi através disso que conheceu o amor de sua vida, Matt. Ele escreve poemas como ninguém, e ela se apaixonou por ele assim que leu um de seus poemas. Não demorou muito para que se apaixonassem e ficassem juntos, mas... Matt é muito reservado, e Katie sente que ele tem um segredo, que não se entrega totalmente em sua relação. 
Para renovar os ares do relacionamento, Ketie prepara um jantar romântico, à luz de velas para Matt, e tem uma surpresa para ele. Um presente. Mas, antes que Katie possa ao menos dizer algo, quando Matt chega, seus sonhos e esperanças desmoronam. Matt não a quer mais... ele a abandona. Ele os abandona. Katie o o bebê que ela está esperando.... era a surpresa que havia reservado para essa noite especial.
"Nunca se sentira tão magoada em toda a vida. Nada sequer se compara a isso. Ela havia perdido o único homem que amara. Nossa, como amava Matt."
Ainda abalada e deprimida com o rompimento, Katie se surpreende ao chegar em casa e encontrar um pacote encostado em sua porta. Era endereçado à ela e a letra.... a letra era de Matt. Sua surpresa foi ainda maior ao ver que o pacote se tratava do diário de Suzana para Nicolas. Seria Suzana esposa de Matt e ele a traíra com Katie? Seria esse o segredo que tanto atormentava Matt? Seria ela a Outra?
Katie sentiu um misto de emoções, raiva, tristeza, desespero.... curiosidade. E assim começou a ler o diário, mas antes de mais nada, não pode deixar de notar o aviso de Matt:
"É sobre minha mulher, meu filho e eu.

 Preciso avisá-la, porém, de que algumas partes provavelmente serão difíceis de suportar.

 Nunca planejei me apaixonar por você, mas me apaixonei. Matt."
O diário de Suzana era uma caixinha de surpresas, hora retratando lembranças felizes, em outras, porém relatando sofrimentos passados. E a cada páginas, por mais que Katie visse Suzana como sua rival (afinal de contas era esposa de Matt), não conseguia não gostar dela. Sim, Katie gostava de Suzana, e... Nicolas era um anjo. Assim como o anjinho que carregava em seu ventre.
Suzana era uma mulher bonita, média e tinha apenas 35 anos quanto sofreu um enfarto, desde então decidiu levar uma vida mais saudável, na cidade pequena em que cresceu. Foi quando conheceu Matt. Foi quando tudo começou... "Suzana, Matt e Nicolas.... pra sempre um!"
"Também tive longos períodos sem amor na minha vida e a diferença é indescritível.

Nós é muito melhor do que eu.

Por favor, não dê atenção a qualquer pessoa que lhe diga o contrário. E nunca deixe de acreditar no amor, Nicky. Tudo, menos isso!" (Diário)
A cada página, Ketie vai conhecendo a história de Matt, Suzana e Nicolas. Uma família feliz, cheia de muito amor..... muito amor mesmo! Matt é ainda mais perfeito que imaginara e a cada descrição feita por Suzana, Katie sente seu coração rasga-se de dor. Mas é preciso que ela leia tudo, só assim saberá o que Matt tanto esconde. Por mais que lhe doesse, não podia parar....
"Havia um limite de leitura do diário que Katie conseguia suportar por vez. Matt a alertara sobre isso no bilhete: algumas partes provavelmente serão difíceis de suportar. Agora Katie sabia que não era apenas difícil, mas avassalador."
*******
O que dizer? O Diário de Suzana Para Nicolas me deixou sem palavras. A leitura flui facilmente e a cada página eu  fiquei dividida: com quem Matt deveria ficar no final? Mas.... o final foi surpreendente e comovente (agora entendo porque a Editora Arqueiro me enviou uma caixa de lenços!). 
Mas, só consigo pensar numa coisa: Não é uma sorte? (se você ler o livro, vai entender!) Não é uma sorte que eu tenha lido esse livro? Não é uma sorte que ele tenha me feito ficar sem palavras? Não é uma sorte que você esteja lendo essa resenha? Não é uma sorte podermos estar fazendo isso?
Bom... foi o primeiro livro que li do autor e posso dizer que AMEI! Superou minhas expectativas. E superou, também, alguns dos livros do Nicholas Sparks (que vocês sabem que eu amo!).
Só uma coisa a dizer: LEIA esse livro!!

Classificação:
***
Espero que gostem!!

Beijos e amassos!

7 comentários

  1. Posso dizer/
    Eu quero......
    Ah, sua resenha me fez querer ler ele concerteza;
    Amei a resenha com trechos do livro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Já soube que iria chorar muito com o livro, mas não quero ter nenhum tipo de spoiller com ele, só dizer que depois de ler venho ver sua resenha.
    Território das garotas
    @territoriodg
    Bjss *-*
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Já li uma resenha e sim adorei o livro e sim não tinha curtido muito no começo mas depois fiquei curiosa pra saber o que fala nessas benditas castas

    ResponderExcluir
  4. Linda resenha e fiquei super curiosa para ler.
    Parabéns

    ResponderExcluir
  5. Estou ansiosa para ler algo de James Patterson, tenho lido resenhas que elogiam os livros dele.
    Esse em especial já havia me chamado a atenção, e pela sua resenha deu pra ver que o livro é bastante emocionante mesmo. Ansiosa para lê-lo!

    Bjos,
    Verbologia Pink

    ResponderExcluir
  6. Sempre tive vontade de ler esse livro, desde o seu lançamento, mas vou confessar que até agora não tinha entendido direito do que ele se tratava e tinha achado meio confuso HAHAHAHA mas agora que li sua resenha e entendi a história do livro, minha vontade acabou de se triplicar HAHA (:

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Estou com muita vontade de ler esse livro!
    Parece ver muito comovente, emocionante... Adoro esse tipo de leitura. sem contar que todos falam muito bem dele, e por aqui não foi diferente.
    Dica mais que anotada. ^^

    Beijos.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião ou sugestão e faça uma blogueira feliz! :)